VOCÊ É ADVOGADO E SÓ RECORRE MULTAS DE TRÂNSITO?

Antes de entrarmos nesse tema, é importante que você saiba que o Direito de Trânsito é uma das poucas áreas do Direito onde existe a possibilidade de atuação tanto na esfera administrativa quanto na judicial.

Para atuação administrativa não existe qualquer exigência ou pré requisito, aliás qualquer pessoa pode recorrer de uma multa sem qualquer impedimento, desde que tenha um mínimo de conhecimento sobre o Código de Trânsito e o devido processo administrativo.

E é aqui que se abre uma janela de oportunidade para estudantes, bacharéis, despachantes, instrutores de autoescola, ou qualquer outra pessoa que deseje empreender na área. Clique aqui e assista o vídeo sobre isso.

Mas também não é raro encontrarmos advogados atuando somente na esfera administrativa com a Defesa de Condutores.

O que muitos advogados não se atentam é que atuar somente na esfera administrativa acaba restringindo a atuação do advogado e muitas vezes o valor dos honorários não ultrapassam a média cobrada pelas assessorias administrativas, ou seja, o advogado perde o seu principal diferencial competitivo, que é justamente ter uma estratégia processual que abranja as duas esferas, aumentando as chances de cancelamento das penalidades de trânsito, principalmente as de suspensão, cassação e perda da carteira provisória, que são justamente as que possuem honorários mais significativos.

Um advogado que não oferece meios jurídicos para solução de problemas aos seus clientes está perdendo a melhor fatia do mercado.

Mas o que leva um advogado atuar somente na esfera administrativa?

Um dos motivos que levam alguns advogados a não atuarem judicialmente é a pura falta de interesse, já que a esfera administrativa já supre 100% das suas necessidades financeiras básicas. São os advogados que trabalham para ganhar no volume.

E isso não quer dizer que esteja certo ou errado é somente uma forma de atuar.

Outro motivo que leva o advogado a não atuar judicialmente no Direito de Trânsito é o medo/insegurança gerada pela falta de conhecimento e/ou falta de experiência, o que pode ser facilmente resolvido com um curso específico na área. Inclusive no curso Prática Forense no Direito de Trânsito presto todo suporte aos alunos, inclusive de casos concretos.

Mas o principal motivo, na minha visão, é que a maioria dos advogados não conhecem as reais possibilidades de atuação judicial no Direito de Trânsito, ficam tão presos a recursos de multas e entender o processo administrativo que não vêem as maiores oportunidades estão na esfera judicial.

Um advogado que não atua judicialmente…heim?

É muito contraditório, chega a ser uma afronta aos 5 anos de faculdade, prova da OAB e cursos de especialização para depois se limitar a fazer algo que teoricamente não exige nenhuma graduação.

Pois bem, o fato é que o advogado não percebeu ainda que o seu grande diferencial dentro do mercado de defesa de condutores é justamente o alto índice de deferimentos na esfera judicial, já que o julgador não é a própria administração pública e sim um juiz.

Outra vantagem competitiva que o advogado tem em relação aos escritórios administrativos são as possibilidades de atuação em diversos segmentos do Direito de Trânsito, que são muito maiores do que a atuação administrativa.

Veja aqui como advogar no Direito de Trânsito com essa relação de possibilidades judiciais exclusivas a ADVOGADOS:

  • Cancelamento de Multas, Suspensão e Cassação de CNH por: Falta de dupla notificação; por falta de notificação ao condutor infrator; por Recurso Administrativo pendente de julgamento;
  • Embriaguez ao volante;
  • Reversão do cancelamento da carteira provisória;
  • Reconhecimento de Venda de Veículo;
  • Seguro total negado por embriaguez do condutor;
  • Seguro DPVAT negado por falta de pagamento anual;
  • Indenização por Dano Moral por falta de comunicação de venda pela revenda de veículos;
  • Dano Moral por Gravame financeiro não baixado pela instituição financeira;
  • Falha na prestação de serviços pelo sistema Via Fácil/Sem Parar;
  • Indenização por Dano Moral decorrente de Veículo leiloado e não baixado;
  • Ação de Ressarcimento de Multas NIC nos últimos 5 anos
  • Apresentação de Condutor Fora do Prazo

E todas essas ações judiciais, trazem honorários imediatos ao advogado e em alguns casos também indenizações futuras.

QUANTO COBRA UM ADVOGADO DE TRÂNSITO?

Apesar de não termos uma Tabela de Honorários Advocatícios específica para o Direito de Trânsito em todos os Estados, veja como exemplo a tabela da OAB do Estado de São Paulo:

tabela-oab-sp

Esse é o valor de uma Ação Judicial. Quer saber quanto ganha um advogado de trânsito? Leia o artigo completo AQUI.

Vantagens de atuar judicialmente com o Direito de Trânsito

  • Na maioria das ações não há audiência de conciliação e instrução, já que a administração pública não pode conciliar e as provas no processo são documentais, possibilitando o julgamento antecipado da lide;
  • Risco Zero, porque, envolve o juizado especial da fazenda pública, dispensando o pagamento das custas judiciais e o pagamento de honorários de sucumbência no caso de improcedência da ação. Ou seja, não há riscos para o cliente;
  • Honorários mais altos, posto que a carteira de habilitação é indispensável para a maioria dos condutores, o que permite a cobrança de valores maiores e sempre no inicio do processo, evitando assim a inadimplência dos clientes.

Quer se aprofundar no assunto e atuar judicialmente no Direito de Trânsito?

Entre os dias 09 e 13 de novembro vai acontecer o Workshop Carreira Jurídica no Direito de Trânsito e você pode participar gratuitamente.

Basta clicar no link abaixo, fazer sua inscrição e confirmar sua vaga!

QUERO FAZER MINHA INSCRIÇÃO AGORA!

Um comentário em “VOCÊ É ADVOGADO E SÓ RECORRE MULTAS DE TRÂNSITO?

Adicione o seu

  1. Sou bacharel em direito. Minha área e recursos de multas de trânsito, suspensão e cassação de CNH e DPVAT. Gostaria de adquirir um manual sobre esse tema com recursos de multas e também área judicial nesse tema.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: